Turismo • Travel

30 de Junho de 2019

EXPOFLORA- Holambra tem a maior expo de flores da América Latina

Profusão de cores e formatos de flores e plantas na antiga colônia holandesa, a 140 km da capital paulista

 

DA REDAÇÃO

  

A edição 2019 da maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina

será realizada entre 28 de agosto e 29 de setembro, em Holambra.

A exposição é o maior evento de flores e plantas ornamentais da América Latina, realizado em Holambra (junção das palavras Holanda, América e Brasil), antiga colônia holandesa localizada a 140 km da Capital de São Paulo. Embora a cidade tenha apenas 10 mil habitantes, responde por 40% do comércio brasileiro de flores e plantas ornamentais e por 80% das exportações.

A Expoflora é uma verdadeira vitrine para os lançamentos, novidades e possibilidades de uso das mais de 200 variedades de flores e plantas ornamentais que os 240 produtores de flores e plantas ornamentais da cidade disponibilizam ao mercado.

Holambra adota arquitetura holandesa como estilo de construção e mantém a cultura dos fundadores

 

O carro-chefe da Expoflora é a exposição de arranjos florais. Organizada por uma equipe de 25 profissionais sob o comando de paisagistas e decoradores holandeses, a exposição é uma grande vitrine para as novidades do setor, pois permite que as novas variedades de flores e plantas ornamentais sejam testadas quanto ao gosto do público e preferência do consumidor antes que os produtores invistam na produção em larga escala para o abastecimento do mercado.

Fazenda de flores aberta para visitação turística em Holambra: show de cores e formatos

 

 

Atrações

A Expoflora tem como atrações a Exposição de Arranjos Florais; a Mostra de Paisagismo; a Parada das Flores e a Chuva de Pétalas; o Shopping das Flores; o passeio turístico por Holambra, que inclui a visita a um campo de flores; as danças típicas e culinária holandesas, além de parque de diversões e visita ao Museu de Holambra.

Tulipas de Holambra, marca registrada da Cidade das Flores, maior produtora do Brasil

Holambra

O nome Holambra é a junção das palavras Holanda, América e Brasil. Trata-se de uma antiga colônia holandesa com apenas 12 mil habitantes, hoje um importante município que responde por cerca de 50% de todo o comércio brasileiro de flores e plantas ornamentais. Desde 2011 a cidade foi batizada de Capital Nacional das Flores. Durante a Expoflora, a cidade recebe cerca de 300 mil visitantes.

 

Infraestrutura

Na área total de 250 mil metros quadrados estão disponibilizadas duas praças de alimentação com 16 lanchonetes e seis restaurantes (de fast food até comidas nacionais e típicas holandesas), estacionamento com capacidade para 3.500 veículos, posto médico, sanitários, fraldário, bebedouros com água fresca, postos de informação, caixas eletrônicos, lojas de suvenires, três pavilhões de exposição onde podem ser encontrados de artesanatos a produtos industriais e de decoração, móveis e utensílios domésticos, além de um Garden Center, no qual são disponibilizadas para a venda mais de 200 espécies de flores e plantas ornamentais fornecidas pelos produtores de Holambra.

 

 

 

 

Willy Macedo
Interplan