Notícias • Prudente

06 de Julho de 2019

Fotógrafos realizam curso de fotografia somente para crianças

Não é de hoje que a fotografia desperta o interesse das crianças, em alguns casos tem se tornado o passatempo favorito. A verdade é que com o acesso cada vez mais fácil aos smartphones, tirar foto tem caído no gosto de todo mundo e com as crianças não poderia ser diferente. Pensando nisso, o fotógrafo documentarista Adriano Kirihara e a educadora infantil Marcela Ferreira, que também é fotógrafa, criaram um curso exclusivo para crianças.

“A fotografia estimula a criatividadee expressa emoções. Muitas vezes quando estamos fotografando exploramos habilidades até então desconhecidas. Quando você aprende técnicas, a atividade da fotografia pode mudar a maneira como enxergamos o mundo", diz Kirihara.

O curso tem uma programação especialmente pensada e adaptada para as crianças. Depois de uma breve parte teórica vem um dos pontos altos, que é a captura da imagem. Cada criança tem total liberdade para escolher o assunto fotografado e é nesse momento que a imaginação aflora. “Não é apenas tirar uma foto, a criança começa a pensar como ficaria em diferentes ângulos, como está a luz, se tem textura, se está na sombra ou no sol, são habilidades que a fotografia desenvolve nas crianças e muitas vezes ela muda o jeito de olhar as pessoas, objetos, paisagens, é uma experiência muito rica para a alfabetização visual”, completa Marcela.

Um outro ponto alto deste curso é a construção de uma câmera fotográfica de papelão. Usando os princípios da física, é construído juntamente com as crianças um “pinhole”, ou seja, uma câmera fotográfica sem lente. Ao final do curso, cada participante escolhe uma foto, que será apresentada em uma exposição fotográfica.

 

Serviço

 

O curso será realizado em Presidente Prudente,  no dia 20 de julho,  na Rua Armando Sales de Oliveira, 133 no Colégio Cotiguara. Podem participar crianças de 8 a 13 anos. Mais informações pelos telefones 018 - 99700-0116 ou 90102-7632

Interplan
Willy Macedo