Entrevistas • Gerais

20 de Janeiro de 2020

PADRE INÁCIO MEDEIROS DIRIGE A REDE APARECIDA

 

Missionário redentorista esteve em Presidente Prudente para celebrar a missa dos 45 anos do casamento de sua irmã

DA REDAÇÃO

 

O padre José Inácio Medeiros, 64 anos, missionário redentorista, é diretor do complexo de comunicação da Rede Aparecida (rádio e televisão) e esteve na cidade nas festas de final de ano, para rever a família, e celebrar a missa de 45 anos do casamento de sua irmã, Margarida.

 

Como foi sua trajetória?

“Eu nasci em Pirapozinho mas desde menino tenho um pé em Presidente Prudente, minha família mora aqui até hoje, e acompanho sempre as noticias da cidade pelo site do jornal e suas redes sociais. Fui para o Seminário bastante cedo, e me tornei Redentorista em 1980, e padre em 1984. Nesses quase 36 anos de atuação sacerdotal eu exerci 3 atividades, a primeira ligada ao Magistério, porque tenho Mestrado em História da Igreja, trabalhei tambem muitos anos nas missões populares”.

 

O que é ser redentorista?

Redentorista é uma Ordem religiosa que tem trabalho específico de evangelização. Procuramos frentes de trabalho que abrange contingente maior de pessoas, haja visto, nossa atuação na Rede Aparecida de Comunicação e também no Santuário Nacional que é o maior centro de devoção mariana de todo o mundo, e a segunda maior igreja em número de peregrino no mundo.

 

Quais são suas atribuições?

Hoje faço parte da diretoria da Fundação Nossa Senhora Aparecida.

 

 

Qual a missão de uma rede de comunicação católica?

Não dá para a gente pensar a igreja hoje se não fosse pelos meios de comunicação. Nesse sentido os redentoristas se dedicam à evangelização através dos meios de comunicação. O Papa Francisco diz que a igreja precisa ser uma igreja insaida, ou seja não podemos nos preocupar apenas com aquilo que acontece só nas quatro paredes do templo, mas a gente precisa ir muito além.

 

Qual a abrangência do grupo hoje?

Hoje a Rede Aparecida de Comunicação se coloca entre hoje entre as 10 maiores redes de comunicação do Brasil, a Rádio Aparecida está entre  as 50 maiores do Brasil, e nosso portal A12 já é o maior portal católico em numero de acessos, com mais de 30 milhões de acesso/ano.

 

Como é trabalhar na Basílica de Aparecida, que é uma verdadeira cidade?

É um privilégio, mas ao mesmo tempo é uma grande responsabilidade. Ainda não temos os números de 2019, mas em 2018 o Santuário de Aparecida recebeu mais de 13 milhões de peregrinos. E olha que a cidade de Aparecida tem apenas 35 mil habitantes. O Santuário Nacional recebe mais gente do que os grandes centros turísticos do mundo, mais que a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo e alguns monumentos de Roma.

 

Interplan
Willy Macedo