A saga do médico aviador, Moacir Melo

8
Dr. Moacir de Pádua Melo e seu pequeno avião Air Coupe, na década de 40

Nascido em 1927, em Maracaí, Moacir Pádua Melo cresceu em uma família que mesmo com poucos recursos sempre priorizou a educação. Formado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, Moacir já demonstrava ousadia desde cedo: ainda estudante, ganhou de presente um avião Air Coupe para facilitar suas idas e vindas entre Curitiba e Assis — uma história que fez a pequena cidade parar para ver o jovem médico pousar.


O médico que mudou Iepê

Recém-formado, chegou a Iepê aos 23 anos, onde não havia aeroporto nem atendimento médico regular. Sua chegada de avião mobilizou toda a cidade, que viu surgir uma pista de pouso para recebê-lo. Foi o único médico do município por 25 anos, cuidando de tudo: partos, ferimentos, emergências rurais e até pequenas cirurgias, cruzando estradas de barro com seu Jeep equipado para enfrentar qualquer terreno.


De Iepê a Presidente Prudente

Casado com Terezinha de Andrade Mello, professora autodidata e diretora escolar, Moacir mudou-se para Presidente Prudente em 1970, atendendo ao desejo de Terezinha de seguir carreira docente. Na nova cidade, tornou-se em 1972 o primeiro médico do trabalho da região e um dos pioneiros da área no país, após se especializar na USP. Atuou como médico sanitarista, liderou a Divisão Regional de Saúde, fiscalizou alimentos e se tornou referência também em doenças pulmonares.


Legado que segue vivo

Exerceu a medicina por 64 anos, 50 deles em Prudente, e só parou aos 92, mesmo diagnosticado com Parkinson. Sua trajetória é lembrada pela honestidade e pelo pioneirismo. Faleceu em 2019, aos 92 anos. Sua esposa, Terezinha, foi lembrada como exemplo de força e inteligência. O legado de Moacir segue vivo nas filhas e netos, que perpetuam os valores de estudo, ética e compromisso com a comunidade — uma história de família que continua a inspirar novas gerações.

Dr. Moacir e d. Terezinha, embarcando em seu pequeno avião para a lua de mel em Buenos Aires. Ele teve que pousar o Air Coupe em Porto Alegre devido ao mal tempo, e seguiu viagem em um avião comercial