Expresso de Prata: o trem de Luxo que ligava Presidente Prudente a São Paulo

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No passado, Presidente Prudente desfrutava de uma experiência única de viagem com o Expresso de Prata, o lendário “Trem de Luxo” que vinha de Presidente Epitacio, passava por Caiuá, Presidente Venceslau, Piquerobi, Santo Anastacio, Presidente Bernardes, Alvares Machado e chegava a Presidente Prudente no final da tarde para ligar cidade a São Paulo diariamente. Operado inicialmente pela Estrada de Ferro Sorocabana – e, posteriormente, pela Fepasa – o trem transformava a rotina em um verdadeiro espetáculo de elegância e conforto.

Uma Viagem de Requinte

A jornada começava em Presidente Epitácio, com embarque marcado para as 17 horas, fazendo do final da tarde um momento de expectativa e sofisticação. Os vagões, todos revestidos em um prateado reluzente de aço escovado, davam nome à locomotiva e encantavam os passageiros. Para enfrentar as longas horas de viagem, o Expresso de Prata oferecia poltronas acolchoadas e um vagão-restaurante, garantindo conforto e serviço de qualidade durante todo o percurso. As locomotivas a diesel impulsionavam o comboio, enquanto a partir de Ourinhos a ferrovia já era eletrificada, preparando o terreno para uma travessia que durava cerca de 14 horas, culminando na Estação Júlio Prestes, em São Paulo, na manhã seguinte.

Um Legado que Persiste

Hoje, é quase inacreditável pensar que o Brasil deixou de oferecer essa comodidade e requinte nos transportes ferroviários de passageiros. No entanto, a memória do Expresso de Prata continua viva: um dos vagões do trem foi cuidadosamente recuperado pela Secretaria da Cultura de Presidente Prudente, como um dos legados de Fábio Nogueira. Esse vagão, que simboliza a era do “Trem de Luxo”, está exposto no Museu Histórico Municipal, permitindo que as futuras gerações conheçam um pouco dessa história de sofisticação sobre trilhos.

O Expresso de Prata não foi apenas um meio de transporte; foi uma vitrine do progresso e do charme que marcaram uma época, deixando uma marca indelével na história do transporte ferroviário em Presidente Prudente e de toda a região.