
Em artigo, a publicitária e estrategista digital critica a busca por soluções prontas e defende que o sucesso online está em alinhar quem você é com a forma como se apresenta nas redes.
A publicitária e estrategista digital Jaque Almeida levanta um debate importante sobre a presença online em um cenário dominado por “gurus” e fórmulas mágicas. Em seu artigo, ela defende que o verdadeiro posicionamento digital não é uma estratégia milimetricamente calculada, mas a simples reflexão de “quem você é e como quer ser lembrada”.
Para Jaque, o conceito de posicionamento sempre existiu, mas foi amplificado pela era digital. O erro, segundo ela, é tentar criar um personagem para as redes sociais que não corresponde à vida real, o que leva ao esgotamento.
A coerência como a única regra
A especialista critica a busca por “estratégias rasas e infundadas” que prometem resultados rápidos. Ela destaca que o posicionamento é único e unificado, não podendo ser dividido entre pessoal, profissional e digital. Se houver ruído entre a vida online e offline, o resultado será uma imagem desalinhada, que afasta as pessoas.
Jaque Almeida conclui que, para ter um posicionamento forte, é preciso entender seus valores e o que você realmente quer vender. O resto, segundo ela, é apenas uma “pitada de criatividade”. “Posicionar-se é definir como quer se relacionar, na vida e nos negócios. Simples assim”, resume.