Lorival de Matos Rodrigues, português naturalizado brasileiro recebe o titulo de cidadão prudentino

427

A SAGA DOS GÊMEOS CRIADOS PELOS AVÓS, QUE VIERAM DE PORTUGAL AOS 12 ANOS PARA REENCONTRAR OS PAIS IMIGRANTES QUE NÃO VIAM DESDE OS 3 ANOS DE IDADE

História digna de filme. Os gêmeos Lorival de Matos Rodrigues e Baltazar de Matos Rodrigues tinham 3 anos de idade e viviam com os pais Aristides Rodrigues e d. Aurea Tavares de Matos, numa pequena aldeia do distrito de Aveiros, no norte de Portugal. Era uma época difícil na Europa. Há 70 anos Portugal era um país pobre, e a vida não era fácil numa pequena aldeia de 100 casas, sem energia elétrica, condição difícil sob as baixas temperaturas do inverno. Famílias passavam necessidades, e muitas imigravam para o novo mundo, Brasil, para tentar a sorte.

Foi então que o pai de Lorival e Baltazar decidiu deixar a esposa e os dois filhos em Portugal, a aceitar o convite de um “patrício” para trabalhar no interior do Brasil, numa padaria, na cidade de Presidente Prudente. Ele vei, 3 anos depois conseguiu pagar a passagem da esposa, e os filhos ficaram ainda mais 6 anos morando com os avós maternos em Portugal. Só após esse esse período o pai conseguiu trazer os meninos e avós maternos, e eles vieram direto para Presidente Prudente.

Aqui a família viveu até hoje. Pais e avós já faleceram. Os meninos, hoje setentões, se naturalizaram brasileiros prudentinos, se formaram, Lorival é médico urologista, e Baltazar é engenheiro. Casaram, tiveram filhos e netos brasileiros. Ambos moram até hoje em Presidente Prudente.

A bonita história foi relembrada semana passada em sessão especial na Câmara Municipal. A vereadora Joana Dar´c decidiu homenagear seu médico urologista, Dr. Lorival de Matos Rodrigues, com o título de “Cidadão Prudentino” pelas 21 mil cirurgias bem sucedidas, 38 anos de serviços prestados à Santa Casa de Presidente Prudente. “É um homem de deus, sou privilegiada em poder prestar esse reconhecimento público e mostrar toda minha gratidão. Deus o abençoe grandemente, Dr. Lorival”, ressaltou a vereadora.

O médico Felipe de Paula, também Urologista, disse que sua história com o Dr. Lorival começa na sua infância. Era amigo da família e freqüentava sua casa. “Mas Lorival foi mais que isso, parceiro de projetos, um médico na vanguarda de muitas coisa. Fui bem recebido e apoiado por ele quando cheguei à cidade para iniciar minha carreira. Obrigada por Adotar Presidente Prudente e ser essa pessoa transformadora”.

Darci Alessi Delfim, cunhada de Lorival, falou de “um amigo de além mar que há 60 anos encontrou sua morada no Brasil, aqui em Presidente Prudente fez o seu lar e construiu uma vida de sonhos e realizações, um português que se fez brasileiro em cada momento de sua vida”. “Sua trajetória na Medicina foi fundamental para vida de muitas pessoas, ele tem um compromisso inabalável com o bem estar das pessoas”,

Matheus Alessi Rodrigues, filho do homenageado, urologista como ele, disse que o pai “é trabalhador, estudioso, benemérito, amigo de todos”. Agradeceu a sorte de ter Lorival não só como pai, mas como companheiro de profissão. “Gostaria de agradecer todo suporte dado a todos nós durante toda vida. Temos orgulho de ter o senhor como pai”. A filha Beatriz, falou em seguida para enaltecer “a linda história de vida” de Lorival: “integro, ético, apaixonado pela profissão”.

Em seu pronunciamento, Lorival lembrou dos pais, dos avós maternos que foram muito importantes em sua criação, todos sepultados aqui em Presidente Prudente, cidade que tão bem os acolheu. Dedicou as homenagens ao irmão gêmeo, Baltazar e a toda família. “Hoje me orgulho de minha trajetória pessoal e profissional, mas minha história é a mesma do meu irmão Baltazar”. Agradeceu o colega Enio Perrone, que o acolheu no início da atividade profissional e é parceiro até hoje em Presidente Prudente.

………

“SUA HISTÓRIA NA MEDICINA FOI FUNDAMENTAL PARA A VIDA DE MUITAS PESSOAS. ELE TEM UM COMPROMISSO INABALÁVEL COM O BEM ESTAR DAS PESSOAS”

(Darci Alesse Delfim)

……….

“OBRIGADO POR ADOTAR PRESIDENTE PRUDENTE E SER ESSA PESSOA TRANSFORMADORA, PARCEIRO DE PROJETOS, UM MÉDICO SEMPRE NA VANGUARDA”

(Dr. Felipe de Paula)

………

“HOJE ME ORGULHO DE MINHA TRAJETÓRIA PROFISISONAL, MAS MINHA HISTÓRIA É A MESMA DO MEU IRMÃO BALTAZAR”

(Dr. Lorival, dedicando a homenagem ao irmão gêmeo)