Mercado de delivery pode mudar de vez

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Um novo jogador de peso se prepara para entrar no mercado de delivery no Brasil — e pode abalar a hegemonia do iFood. A gigante chinesa Meituan, considerada a maior empresa de delivery do mundo, está em negociações com operadores logísticos no país e mira a América Latina como novo mercado estratégico.

Com quase 30 bilhões de entregas anuais e receita de US$ 46 bilhões em 2024, a Meituan opera como um superapp na China, oferecendo muito mais do que apenas entrega de comida: inclui serviços de turismo, compras, farmácia e até reservas de hotel.

iFood domina hoje, mas não deve ignorar a ameaça

Atualmente, o iFood lidera absoluto o setor no Brasil, com mais de 100 milhões de entregas mensais350 mil entregadores e 400 mil estabelecimentos parceiros. O aplicativo também se diversificou, passando a oferecer produtos de farmácia, supermercado e até criando uma fintech própria, focada em restaurantes.

Apesar disso, o domínio do iFood pode ser desafiado com a chegada da Meituan. A empresa chinesa já demonstrou sua capacidade de escalar operações complexas, e seu modelo de superapp, se adaptado ao mercado brasileiro, poderia atrair consumidores em busca de mais conveniência e preços competitivos.

Entrada não será fácil, mas o histórico ajuda

Criar uma operação de logística eficiente no Brasil não é simples. Desafios estruturais e geográficos exigem adaptação e investimento. No entanto, a Meituan pode seguir o caminho de outras marcas chinesas que se estabeleceram com sucesso no país, como AliExpress, SHEIN e Temu, que já conquistaram uma fatia relevante do mercado de e-commerce.

E agora?

Se confirmada a entrada da Meituan, o mercado de delivery no Brasil deve passar por forte movimentação nos próximos meses, com mais opções e possível redução de preços para consumidores, além de maior pressão por inovação entre os concorrentes.

Resta saber como o iFood vai reagir à chegada desse novo e poderoso desafiante. O jogo está só começando.