Narandiba tem circuito das cachoeiras e das frutas exóticas

2138

MÂNIA PIRES

Narandiba fica localizada no Pontal Paulista e conta com mais de 6 mil habitantes. A cidade é referência no cicloturismo regional por ter a rota das frutas exóticas e o circuito das cachoeiras. E por falar em cachoeiras um bom banho sempre ajuda a recarregar as energias. Cachoeiras são ótimos destinos para relaxar e se desconectar do mundo. Em Narandiba é fácil encontra cachoeiras lindíssimas. E a variedade é tão grande, que é possível escolher entre cachoeira com fácil acesso, cachoeira com trilhas desafiadoras, cachoeiras profundas e rasas e aquelas com águas cristalinas, além de se deparar com um ofurô natural, possibilitando não somente se banhar, mas lavar a alma.

O Cicloturismo em Narandiba é uma atividade que tem crescido constantemente. A bike é o modal mais sustentável da atualidade, permitindo uma integração muito positiva, além de promover e incentivar a prática de exercício físico e nos passeios de cicloturismo promovidos em Narandiba, esta é uma realidade, pois participam crianças, jovens e adultos.

A rota das frutas exóticas, localizada no Sitio Laranjeiras, de propriedade da família Suzuki, promove um encontro com a natureza, pela beleza das plantações e colheita da Pitaya, lichia, amora e framboesa. Neste passeio os turistas conhecem as plantações das frutas exóticas que são produzidas em larga escala, pois a propriedade fornece frutas para os grandes centros, a família Suzuki ainda fornece uva, jabuticaba e abacate. Os turistas participam da degustação das frutas e também participam da experiência “colha e pague”, onde se pode escolher a fruta desejada para levar para casa.

NARANDIBA TAMBÉM É CONHECIDA PELA ROTA “CAMINHO DE PEABIRÚ” ROTA ESPIRITUAL DO POVO GUARANI

Outro atrativo da Cidade é o Parque São Francisco, diariamente os moradores fazem caminhadas ao ar livre, crianças correndo e brincando. Aos finais de semana o parque recebe turistas de toda região.

Narandiba também é conhecida pela rota “Caminho de Peabirú”, rota transcontinental Jesuíta, que atravessa o Brasil chegando até o Perú, passando por vários municípios. Este trajeto marca a presença de indígenas e das missões jesuítas. Segundo historiadores, este caminho era uma rota espiritual para o povo guarani que buscava um paraíso mitológico, se tornando a estrada transcontinental mais importante da América pré-colombiana, ligando povos, territórios e oceano.

O ecoturismo de Narandiba é formado pelos rios Paranapanema, rio da Pedreira e rio Anhumas. O rio Paranapanema encanta a todos com a riqueza de águas, peixes e matas abundantes em fauna e flora. São pontos que concentram o turismo náutico, a pesca e já está no planejamento da administração a construção de uma Prainha. O rio Anhumas, fica na divisa o município de Narandiba com Taciba, e encanta a todos com suas fortes águas margeadas pelas belas pedras, fazendo assim seus momentos de contemplação e muita beleza. O rio da pedreira cria paisagens deslumbrantes, com corredeiras e que abrigam a riquíssima fauna do lugar. Desvendar estes caminhos é um dos maiores prazeres para os amantes do ecoturismo, que encontram todo o suporte para viver essa aventura.

Outro Ponto turístico da cidade é o Sítio Arqueológico que está localizado próximo à margem direita do Ribeirão das Pedras, afluente do Rio Paranapanema. Trata-se de um sítio de gravuras rupestres. São remanescentes de uma aldeia indígena de agricultores, em gruta, na qual foram evidenciados materiais cerâmicos, e também de remanescentes de um acampamento de caçadores-coletores.

São muitas as atrações em Narandiba, mas não poderíamos deixar de citar a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes um lugar onde fieis de toda região visitam e fazem suas preces. Visite Narandiba e viva essa emoção!