Prudente conquista 41º posição entre as 326 avaliadas no Ranking das Cidades Sustentáveis

197

Entre os indicadores e as notas alcançadas por Prudente no quadro geral, quatro obtiveram nota 100,00.

Presidente Prudente conquistou a 41º colocação no quadro geral do Ranking das Cidades Sustentáveis da Bright Cities ISO 37120, que avaliou 326 municípios brasileiros com população superior a 100.000 habitantes.

Conforme a Bright Cities, foram selecionados 40 indicadores para compor o Ranking, divididos em cinco pilares temáticos: Prosperidade, Gestão, Bem-estar, Segurança e Infraestrutura e Serviços Básicos.

Além de figurar na 41ª posição do quadro geral, Prudente também garantiu a 19º posição considerando somente municípios até 250 mil habitantes, além da 30ª posição no recorte do Estado de São Paulo. 

Entre os indicadores e as notas alcançadas por Prudente no quadro geral, destacamos as que obtiveram nota 100,00:

– Porcentagem da população da cidade com coleta regular de resíduos sólidos (domiciliar);

– Porcentagem da população da cidade atendida por sistemas de coleta e afastamento de esgoto;

– Porcentagem da população da cidade com serviço de abastecimento de água potável;

– Porcentagem de população em idade escolar matriculada em escolas.

O secretário Municipal de Tecnologia da Informação de Presidente Prudente (Setec), Helton Sapia, comenta que o ranking e os indicadores também consideram as ações inteligentes desenvolvidas pelas cidades, como aquelas que usam as tecnologias e recursos a serviço e em prol do cidadão.

“Desde o início da gestão, temos desempenhado e desenvolvido uma série de ações, como a abertura de empresas, que agora são abertas em até 30 minutos; a aprovação de projetos instantânea por meio do Aprova Prudente Digital para edificações de até 70 metros e o Emprega Prudente Digital, para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho. Essas são algumas das ações que colaboram para que Prudente seja uma cidade cada vez mais inteligente e sustentável”.

Foto: Arquivo/Marcos Sanches