Santo Anastacio, a cidade do bordado, promoverá a Febisa, em novembro..

473

MÂNIA PIRES

Santo Anastácio está localizada a 35 km de Presidente Prudente, é conhecida como a cidade do Bordado e atrai muitos turistas pelos seus artigos e produtos de cama, mesa e banho. Hoje, a tecnologia aprimorou as máquinas e os produtos utilizados na fabricação das confecções bordadas, mas o grande segredo do sucesso é a mão-de-obra, com acabamentos e processos artesanais, que se especializa a cada dia pelas bordadeiras e artesãs do munícipio.

No mês de novembro acontece a tradicional FEBISA (Feira do Bordado Industrial e Artesanato de Santo Anastácio) que está no 32ª edição, será realizada no Recinto de Exposições Arary Bautuilhe movimentando toda região com espaço para exposição nos stands, além de atividades culturais.

Portanto, se você procura por produtos como colchas, cortinas, tapetes, toalhas de mesa, toalhas de banho, guardanapos, aventais, e artigos para enxoval em geral, lá é o lugar certo para você conhecer. Além da Feira você encontra a ABASA (Associação das Bordadeiras e Artesãs de Santo Anastácio), é uma escola muito consistente no município.

Santo Anastácio também oferece lazer e descanso com paisagens naturais e arquitetônicas em frente a praça Dr. Luiz R. e Silva, da Igreja Matriz no centro da cidade. A arquitetura antiga chama a atenção dos visitantes. Com certeza uma das mais belas igrejas da região. É um cartão postal da cidade.

A Fonte Luminosa Escultural que fica na Praça Ataliba Leonel, é fotografada pelos turistas que ali visitam e acessa todas as noites para deixar o ambiente mais bonito e agradável.

Outro ponto turístico é a Estação Ferroviária, que faz parte do marco histórico municipal ‘Estrada de Ferro Sorocabana’. O local está com um projeto em andamento para ser melhorado com implantação de uma ampla praça de alimentação após o município receber a guarda provisória do patrimônio.

O hino municipal de Santo Anastácio é outra marca forte da cidade, que hoje é amplamente afamada por ser considerada “Terra Boa de Viver”, assim como o letreiro instalado na entrada da cidade que é parte do Hino Municipal de Santo Anastácio, composto pelos músicos e escritores anastacianos, Paulinho Corsaletti e Fabrício Corsaletti (pai e filho), instituído pela Lei Municipal N. º 1.832 em 10 de julho de 2002. Há 20 anos!

A cidade ainda conta com uma belíssima Horta Municipal que atende vários segmentos como a Cozinha Piloto, APAE e Abrigo de Idosos, Lar de Menores e Educandário São José. Produtos de hortaliças e legumes abastecem esses departamentos.

O turismo comercial é uma das principais fontes de renda da cidade e, pensando nisso, Santo Anastácio abre suas portas para receber cada vez mais turistas.