
Unimed Presidente Prudente reconhece dedicação e a importância de enfermeiros, técnicos e auxiliares
Em alusão à Semana da Enfermagem, a Unimed Presidente Prudente homenageia enfermeiros, técnicos e auxiliares que desempenham um papel fundamental no cuidado à saúde. Comemorada entre os dias 12 e 20 de maio, a data reconhece a dedicação, competência e compromisso desses profissionais que transformam cuidado em qualidade de vida para a população.
Enfermeira há 10 anos, Vanessa Martinelli Silva atua no atendimento Domiciliar e Paliativo da Unimed Prudente e o que a motiva na enfermagem é o “poder cuidar”. “Principalmente na nossa área de atuação, nem sempre a gente pode curar, mas em todas as vezes a gente pode cuidar, amenizar o sofrimento, amenizar a dor. Não consigo me ver fazendo outra coisa da vida, a não ser, ser enfermeira”, diz.
“Que a gente continue firme no nosso propósito de cuidar do próximo, com respeito, dignidade, consciência. E que a gente tenha fé e firmeza para seguir nosso propósito”, deseja.
Na área há 21 anos, Daiane Lima Zulli é enfermeira no Hospital Infantil Unimed e conta que a partir do momento em que começou a trabalhar com crianças conheceu o amor à profissão. “Vi também que ali eu estava cuidando do amor de alguém”.
“Ser enfermeira é um dom. Acho que somos escolhidos a dedo para a gente cuidar do amor de alguém. Nós não estamos ali por qualquer coisa, estamos ali para cuidar da vida de alguém. São pessoas que confiam a vida do seu filho, do seu pai, da sua mãe nas nossas mãos, e a gente tem que ir com amor, a gente tem que sair da nossa casa não para dar nosso mínimo, mas sair sabendo que a gente vai salvar a vida de alguém”, explica.
Alessandra Henklain, técnica de Enfermagem do Trabalho do SOU (Saúde Ocupacional Unimed), está na profissão há 18 anos, e o amor à enfermagem foi transmitido pela da mãe, que não conseguiu exercer a função. “Eu cresci nesse amor, desde pequena. A enfermagem é além do cuidado, é além do amor. A enfermagem está presente do primeiro suspiro ao último suspiro. A enfermagem é além de uma profissão, a enfermagem é um dom”, afirma.
Enfermeira do Hospital Unimed, Silvia Layla Silva conta que a possibilidade de fazer a diferença na vida das pessoas é o que a motiva na enfermagem. “Saber que por meio do meu trabalho posso proporcionar bem estar e auxiliar na recuperação do paciente. A enfermagem é uma profissão que exige dedicação e empatia e, por isso, me inspira a ser melhor cada dia”, destaca.
A coordenadora de Auditoria de Enfermagem Gilmara Faustino Turato trabalha na área da saúde há 27 anos, dos quais 17 foram como enfermeira e destaca: “aprendi que o cuidado verdadeiro vai além do corpo, ele toca na alma, e é isso que me faz seguir com o coração cheio e a certeza que eu escolhi o melhor caminho”.
“A mensagem que eu gostaria de deixar para todos os enfermeiros é o quanto você é importante, e que você tenha isso no seu coração. Que você entenda esse trabalho diário que você faz e que saiba o quanto é importante nesse processo. Se isso não acontece, o cuidado lá na frente não é completo. Você é importante”, conclui a coordenadora.