Vinícola de Penápolis apresenta vinhos de excelência na primeira degustação da ABS Presidente Prudente

17

Pai e filho, Fábio e Mauro Ferracini, da Vinicola Ferracini, participaram do evento na Casa do Médico e anunciaram novidades para a colheita 2025 e a tradicional Festa do Vinho

SINOMAR CALMONA

A estreia da Associação Brasileira de Sommeliers – ABS Presidente Prudente, realizada na última terça-feira (13), no salão da Casa do Médico (APM), foi marcada pela presença de importantes nomes do setor enológico, entre eles os produtores Fábio e Mauro Ferracini, representantes da Vinícola Ferracini, localizada em Penápolis SP.

Com 11 anos de história, a vinícola vem se consolidando como uma das promessas da nova geração do vinho paulista. Segundo Fábio Ferracini, fundador do projeto, os vinhedos ocupam hoje dois hectares, com previsão de expansão para 20 hectares no próximo ano. “Trabalhamos com variedades como Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Tannat e Syrah, utilizando a técnica da dupla poda. Apesar do calor intenso da nossa região, estamos alcançando esultados expressivos, especialmente com a Syrah e a Tannat”, destacou.

O comando técnico da produção está nas mãos do filho, Mauro Ferracioni, engenheiro químico com pós-graduação em enologia. Ele é responsável por assinar os vinhos da casa, com foco em qualidade, envelhecimento em barricas e produção limitada. “Estamos com 27 barricas em envelhecimento e uma meta de cerca de 4 mil garrafas em 2024, todas com uvas viníferas. Trabalhamos exclusivamente com vinhos finos e investimos constantemente em estrutura e experiência para o visitante”, explicou.

A vinícola, além da produção, tem forte atuação no enoturismo e se destaca pela Festa do Vinho, um evento temático que atrai centenas de visitantes todos os anos.

Festa do Vinho: uma experiência completa no interior paulista

A tradicional Festa da Colheita, promovida pela Vinícola Ferracini chega à sétima edição em 2024, e será realizada em quatro datas: 23, 24 e 31 de agosto, além de uma data extra, com cerca de 1.500 visitantes divididos por dia. “É um evento completo: o visitante recebe um chapéu, participa da colheita simbólica, pisa nas uvas, assiste a teatro típico e curte música italiana ao vivo. E claro, tem vinho à vontade, com muita alegria e hospitalidade”, convidou Mauro.

Ele ainda reforça que as vagas são limitadas e a maioria dos dias já está com ingressos esgotados. “Quem quiser garantir presença, é só entrar em contato pelas redes sociais da vinícola ou pelos nossos agentes parceiros em Prudente.”

Com presença marcante em eventos e um olhar voltado à qualidade e à experiência, a Vinícola Ferrarini representa com orgulho o crescimento e a sofisticação dos vinhos paulistas, e foi um dos destaques da primeira degustação promovida pela ABS Presidente Prudente.