Dr. Sérgio Tibiriçá Amaral é o novo reitor da Toledo Prudente 

254

Uma trajetória de sucesso focada na missão de ensinar e aprender para transformar pessoas por meio da educação, assim é a trajetória de Zelly Pennacchi Machado, que agora atuará integralmente em uma posição estratégica na AET (Associação Educacional Toledo), mantenedora da Toledo Prudente e, deixando o cargo de reitora do Centro Universitário. 

Zelly Machado foi a terceira reitora da Toledo Prudente, sendo a sucessora de Milton Pennacchi e Doutor Antônio Eufrásio de Toledo. Sua atuação neste cargo teve início em 2016, quando recebeu, das mãos de Seo Milton, a missão de comandar a Instituição de Ensino Superior.  

Nesses quase sete anos de reitoria, com espírito empreendedor e inovador, herdado do avô e do pai, Zelly Machado teve a oportunidade de integrar pessoas, inspirar ideias e coordenar o processo de disrupção do Ensino Superior. Foi na sua gestão que surgiram o NEAD (Núcleo de Educação a Distância da Toledo Prudente), novos cursos e foi registrada a expansão do campus com novos espaços acadêmicos e laboratórios. 

Sua atuação na pandemia foi incansável para a continuidade das atividades da IES, salvou vidas e garantiu dignidade a comunidade Toledo Prudente e aos trabalhadores da saúde por meio do projeto de doação de máscaras. Entre tantos outros projetos, ela se engajou em causas sociais e empresariais, sendo o elo deles com a Toledo Prudente. 

Quando se trata do acolhimento, Zelly Machado mostrou que este diferencial está no sangue da família. Assim como Seo Milton, ela atendeu incansavelmente alunos, familiares, colaboradores, professores, egressos e empresários. Como costuma dizer e é de conhecimento de todos na Toledo Prudente, sua sala tem duas portas e dá acesso direto dos alunos, professores e colaboradores a ela. 

Ainda na reitoria, ela não recusou o convite de ser Diretora do Segmento Centro Universitário junto ao SEMESP, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, vice-presidente e membro do CODEPP (Conselho de Desenvolvimento de Presidente Prudente), membro do Conselho Administrativo do Consórcio STHEM BRASIL e da Rede de Cooperação do SEMESP, Rede G7.  

Futuro  

Agora, com uma posição estratégica e focada no futuro, Zelly se dedicará à diretoria geral da Associação Educacional Toledo, a mantenedora da Toledo Prudente. Em seu cargo, ela realizará planejamentos, fortalecera relacionamentos institucionais e com a comunidade, mantendo a organização e inovando no ramo da Educação. 

“Nestes 37 anos de ensinar e aprender, muita gratidão pela pessoa, profissional e educadora que me transformei, por tantas oportunidades que meu pai, Milton Pennacchi e a Toledo Prudente me permitiram viver, pelas experiências que acertei e também pelas que errei. Admiração eterna pelas pessoas que conheci, trabalhei, reconheci, me surpreendi e perdi. Orgulho de viver meus dias com vocês e pela Toledo Prudente. Vocês fizeram, fazem e farão toda diferença na minha vida para sempre. Me movimento agora para novos desafios junto a Toledo Prudente, a Educação Superior e a minha vida pessoal. Continuamos juntos! Me afasto com a certeza de que a missão de ensinar e aprender na Toledo Prudente, apenas se renova”, destaca Zelly. 

Novo reitor 

A Toledo Prudente Centro Universitário empossou hoje (17) seu novo reitor. Trata-se do já conhecido Dr. Sérgio Tibiriçá do Amaral, atual coordenador do curso de Direito.  

Tibiriçá aceitou o convite feito pela então ex-reitora e atual mantenedora da instituição, Zelly Machado. Além de entusiasta da pesquisa, o professor também possui reconhecimento internacional e coleciona convites e participações em evento de vários países, como, por exemplo, Espanha, Portugal, Colômbia, México, Costa Rica e outros.  

Zelly Machado, agora diretora geral da Associação Educacional Toledo, ressalta as qualidades pessoais e acadêmica do Dr. Sérgio Tibiriçá Amaral que justificam a sua condução ao cargo de reitor da Toledo Prudente. 

“Ele é uma pessoa competente, talentosa, comprometida e dedicada com a nossa instituição. Tenho plena confiança de que ele trará uma nova perspectiva e liderança inspiradora para guiar nossa instituição rumo a um futuro ainda mais brilhante. É uma transição de continuidade que só fortalecerá a Toledo Prudente academicamente”, afirmou.  

O novo reitor retribui a nomeação e fala dessa nova fase. 

“É um reconhecimento que já veio por conta do Seu Milton, e em especial pela reitora, que foi quem me escolheu. Estou com um misto de sentimentos bons e preocupações, porque nunca é fácil, é um desafio para todo mundo. Fico muito grato, a Deus sob tudo e aproveito para usar o trecho de 1 Coríntios 2:9, em que está escrito ‘Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”, disse Dr. Sérgio Tibiriçá.  

Na Toledo Prudente, desde 1997, Dr. Sérgio Tibiriçá, atual coordenador do curso de Direito, trabalhou para o curso se tornar o único da região a ter todos sete selos OAB Recomenda. Assim como, comemora com regularidade a presença em outros resultados oficiais, como a excepcional aprovação no Exame da Ordem, ENADE e aprovações em concursos. 

Ainda na Toledo Prudente, Dr. Sérgio Tibiriçá também foi coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas e atua como professor titular das disciplinas Teoria do Estado e da Constituição, Direito Internacional e Direito Constitucional – Organização do Estado e dos Poderes, no curso de Direito da Toledo Prudente. É também docente do Programa de Pós-Graduação da Instituição Toledo de Ensino (ITE), de Bauru. 

Dr. Sérgio Tibiriçá foi o escolhido por ser comprometido com a Toledo Prudente e, claro, pela difusão da cultura jurídica não só na região, como no Brasil e, até mesmo, no exterior. A nomeação é também um reconhecimento ao trabalho prestado, ao longo de décadas, na formação jurídica de advogados, promotores, juízes e desembargadores, sobretudo, sem se eximir do compromisso de formar cidadãos, sempre pautados pela ética, compromisso e responsabilidade com uma educação que transforma vidas.  

“Tive uma sequência de vitórias acadêmicas, agora tenho um desafio maior. Não é apenas uma questão acadêmica mais, é também de gestão. Ou seja, muito mais complicado do que você ter só um curso, agora vou ter vários cursos, várias aulas, vários professores, todos na minha tutela. Mas eu tenho uma equipe boa, isso vai ajudar, a Zelly montou uma ótima equipe. É um caminho árduo porque a gente tem que ficar a altura e, com certeza, a meta, é crescer mais”, explica o professor.