Escola de Gastronomia Chef Gourmet inaugura unidade em Presidente Prudente 

480

Importante polo gastronômico do oeste paulista, Presidente Prudente ganhará, no próximo dia 10 de dezembro, uma unidade da escola Chef Gourmet. A inauguração é aberta ao público a partir das 10 horas. 

Ensinar Gastronomia na prática e inserir no mercado profissionais altamente capacitados é o principal objetivo da franquia, que nasceu em Santa Catarina e hoje reúne 79 escolas espalhadas pelo Brasil.  

A gestora da unidade Luciana Cristina Scarpim destaca que entre os diferenciais da Chef Gourmet estão a formação completa em gastronomia, cursos em sua maioria com carga horária composta de 100% de aulas práticas, módulos de gestão de negócios, aulas de inglês cultural, material didático apostilado, corpo docente altamente especializado, além da variedade de cursos ofertados.  

O objetivo da escola é não se limitar a ensinar receitas, mas sim, capacitar e desenvolver em seus alunos competências que vão além de saber cozinhar, tornando-os aptos a serem destaque no mercado de trabalho gastronômico ou gerindo seu próprio restaurante. 

As oportunidades atendem um público bastante variado, que vão desde amadores apaixonados por cozinhar até aqueles que desejam profissionalizar-se na área. Para cozinheiros e chefs profissionais que buscam sólida capacitação na alta gastronomia, a escola também oferecerá cursos com nível de exigência avançado. 

Inicialmente, estão abertas as matrículas para 14 diferentes cursos: Chef de Cuisine, Chef de Cuisine Kids (crianças de 4 a 6 anos), Chef de Cuisine Jr (crianças e adolescentes de 7 a 14 anos), Chef Pâtisserie e Boulangerie (Confeitaria e Panificação), Chef Boucherie (mestre em churrasco e cortes), Panificação e Confeitaria por Hobby, Cozinha por Hobby, Gastronomia Funcional, Chef Vegan e Plant Based, Pizzaiolo, Bartender, Sommelier de Vinhos por Hobby, Sommelier de Vinhos Profissional, Gestão de Negócios e Inglês Cultural. 

Em Presidente Prudente, estará à frente da coordenação pedagógica o chef Mario Henrique Scheidt, que possui mais de 30 anos de experiência (18 anos somente como professor de graduação) e atuação conjunta com grandes nomes da cozinha nacional e internacional. O professor é graduado em Física, Gastronomia e tem pós-graduação em Cozinha Brasileira e em Docência de Ensino Superior de Gastronomia, sendo autor de dois livros. 

Segundo o professor e coordenador, “não basta saber cozinhar. É preciso saber aplicar todas as técnicas, conceitos e propriedades. Cada aula será única e o objetivo é surpreender o aluno para que ele saia da aula motivado, valorizado e seja 100% capaz de reproduzir cada preparação ensinada em qualquer situação”, pontua. 

De acordo com Scheidt, a seleção do corpo docente e a execução do plano de aula foi bastante criteriosa.  

“Tive a oportunidade de selecionar os profissionais mais gabaritados para fazer parte do nosso time. Além disso, as técnicas da cozinha clássica, são aliadas aos conceitos científicos da física, química, bioquímica e toda a contextualização histórica, econômica e social de cada prato”, explica. 

Instalada em uma área de cerca de 750 m², na Avenida Coronel José Soares Marcondes, n° 1.104, Centro (em frente ao Aruá Hotel), a Escola Chef Gourmet está equipada com as mais modernas tecnologias e infraestrutura completa em todas as sete salas de aulas, cozinhas profissionais e salão de eventos. 

Ao final do curso, após serem submetidos a avaliações teóricas e práticas e cumprirem a carga horária exigida, os alunos receberão certificados de conclusão, que comprovam a aptidão para atuar na área gastronômica. 

“Além disso, ao final de cada módulo, os futuros chefs participam do Dia do Desafio em que receberão uma receita surpresa, ingredientes selecionados e terão que preparar um prato que será julgado por jurados. Os vencedores receberão troféus e eles viverão toda aquela emoção e pressão nos mesmos moldes dos mais famosos realities shows de gastronomia”, afirma a gestora. 

As matrículas estão abertas com condições especiais de inauguração, e podem ser realizadas na secretaria da Chef Gourmet Presidente Prudente, localizada na Avenida Coronel José Soares Marcondes, nº 1.104, Centro (em frente ao Aruá Hotel e com estacionamento próprio). O início das aulas está previsto para janeiro de 2023. 

Durante toda a semana pós inauguração, a escola oferecerá diversas oficinas gastronômicas para os interessados.