Laboratório Exame traz especialista para abordar sobre a Era da Alergia Molecular

176

Completando 29 anos de atuação em Presidente Prudente, o Laboratório Exame promoveu nessa terça-feira, o 2º Encontro com Especialistas, no Centro Cultural Matarazzo. Em parceria com o Lab Rede e a Thermo Fisher Scientific, o evento abordou o tema “A Era da Alergia Molecular” e contou com a palestra da renomada médica alergista e imunologista Dra. Ana Paula Beltran Moschione Castro, de São Paulo. Na oportunidade, compareceram médicos pediatras, pneumologistas, alergistas e dermatologistas.

Segundo Luiz Ernesto Paschoalin, biomédico e diretor do Laboratório Exame, o primeiro encontro ocorreu em novembro do ano passado, o qual se discutiu-se sobre onco-hematologia. Agora, o evento se concentrou em biologia molecular e alergias. Paschoalin ressaltou que o laboratório de análises clínicas e patologias clínicas abrange uma ampla gama de especialidades médicas, e por isso convidam médicos especializados para atualizar sobre tais temas. “O nosso objetivo é realizar um terceiro encontro ainda neste ano”, comunicou.

Em sua apresentação, Dra. Ana Paula Castro ressaltou a importância da aplicação do método padrão-ouro para a realização de exames, o que resulta em diagnósticos mais precisos e conclusivos. Ela enfatizou que até 40% da população pode sofrer de alguma forma de alergia, sublinhando a necessidade de compreender as causas subjacentes para desenvolver estratégias direcionadas.

A especialista também discorreu sobre alérgenos que, em anos anteriores, não eram considerados relevantes no Brasil, como a alergia ao amendoim, que era bastante comum apenas na América do Norte. “Temos uma rica biodiversidade em nosso país e a importância de explorar alérgenos pode ter um impacto significativo no contexto brasileiro”, pontuou.

Colaborou: Francinara Nepomuceno