Pilotos do Rally dos Sertões são recepcionados epicamente no Parque do Povo

523

Poeira, sol, emoção e passeio familiar. Milhares de pessoas compareceram na tarde desse domingo no Parque do Povo e, calorosamente, recepcionaram a chegada de mais de 300 pilotos da maior competição de rally do mundo. Por volta das 14h, os competidores das categorias de moto, utilitários (UTV) e carro começaram a chegar, um a um.  Pela primeira vez, a capital do oeste paulista foi uma cidade anfitriã do Rally dos Sertões, que comemora 30 anos em 2022.

Após o trajeto na cidade, que iniciou no acesso ao aeroporto, passando Avenida Comendador Bonfiglioli e chegando ao Parque do Povo, onde passaram pelo pórtico de chegada, os competidores seguiram até o Recinto de Exposições ‘Jacob Tosello’, local que foi repouso das equipes e manutenção dos veículos.

A diretora de operações do Rally dos Sertões, Leonora Guedes, explicou que entre nacionais e internacionais, se inscreveram pilotos da Austrália, Portugal e França. Segundo, Prudente foi escolhida para a etapa após uma avaliação técnica, a qual incluiu trecho especial e cidades vizinhas. “É importante que essas cidades tivessem estrutura para receber a caravana de cerca de duas mil pessoas”, destacou. Leonora também frisou a boa recepção e engajamento dos munícipes. “Essa é uma das etapas mais bonitas e emocionantes que já realizamos”, elogiou a comunidade oeste paulista.

O grandioso evento atraiu a presença de apaixonados por veículos, a exemplo de integrantes do Carangas Club, um grupo formado por motoristas de carros rebaixados. Conforme o administrador, Maycon Pinho, o Carangas tem cerca de mil membros em todo território nacional, incluindo os estados de Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso e São Paulo, além da nossa região. O objetivo, segundo, é desmistificar o tabu contra os veículos rebaixados, bem como promover a união entre os seus integrantes. 

 
Outro grupo presente foi a Área 18, um clube que conta com pilotos, preparadores e associados de 108 municípios com DDD 018. De acordo com o coordenador, André Roberto Silva, conhecido como “Careca”, só em Prudente, hoje são mais de 100 pilotos que competem no esporte de arrancada, o qual tem contribuído para acabar com rachas de rua, e fomentado a economia, esporte, cultura e lazer na região.  “Como os nossos carros são emblemáticos, nesse final de semana tivemos o maior número de visitação, comparado a todos os eventos que já participamos”, disse.

Rally Internacional da Educação

Já no Recinto de Exposições houve premiação do Rally Internacional da Educação, um braço social dos Sertões. Com iniciativa da parceria entre o Instituto Alpha Lumen e Ello Motorsports – AI Chico Tecnologia, visa reconhecer estudantes dos 4º e 5º anos dos Fundamentais l e ll e Ensino Médio de escolas públicas e particulares, que, juntamente com seus mentores, desenvolvem ferramentas com foco em energias sustentáveis direcionadas às comunidades. Conforme Carlos Eduardo de Oliveira, coordenador do Instituto, unindo o esporte automotivo e celebrando o bicentenário da Independência do Brasil, a competição cruzará o país de norte ao sul, passando pelos 14 municípios que sediarão o Rally dos Sertões até 10 de setembro.

Até 10 de setembro

Presidente Prudente foi a terceira cidade anfitriã e a única parada do roteiro no Sudoeste. No dia 26 de agosto, a caravana de pilotos largou em Foz do Iguaçu (PR) e passou por Umuarama (PR) no sábado, 27. A competição se encerra no dia 10 de setembro, em Salinópolis (PA); até lá, passará por Campo Grande (MS), Costa Rica (MS), Barra do Garças (MT), São Félix do Araguaia (MT), Palmas (TO), Mateiros (TO), Bom Jesus (PI), Balsas (MA), Imperatriz (MA) e Paragominas (PA).

Colaborou: Francinara Nepomuceno