SANTO EXPEDITO TEM O MAIOR SANTUÁRIO DIOCESANO DO OESTE
PAULISTA

438

MÂNIA PIRES

PARA QUEM BUSCA AUTOCONHECIMENTO, INTROSPECÇÃO PESSOAL,
DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL, TRANQUILIDADE E MOMENTOS
SILENCIOSOS PODEM ENCONTRAR NESSA PEQUENA CIDADE QUE
FICA A 600 QUILÔMETROS DA CAPITAL PAULISTA.

Motivado pela fé, o turismo religioso movimenta milhares de turistas todos os anos. Romarias, peregrinações, datas comemorativas e lugares sagrados são os principais destinos dos visitantes que querem celebrar a fé.
Na nossa região encontramos a cidade de Santo Expedito, que se destaca pelo turismo religioso e teve seu início em abril de 1997 com a vinda de romeiros de São Paulo, que chegaram a cavalo no município, liderados pelo coronel da PM, Pedro Pereira Matheus, devoto do Santo Padroeiro Santo Expedito pagando uma promessa sobre uma graça recebida, a cura da enfermidade grave de sua mãe.
Após este fato ser divulgado, despertou a necessidade do município em apoiar o turismo religioso, havendo um crescimento de fiéis a agradecer as graças alcançadas ou fazer pedidos ao santo que é comemorado no dia 19 de abril, o dia do Santo Padroeiro.
Para quem busca autoconhecimento, introspecção pessoal, desenvolvimento espiritual, tranquilidade e momentos silenciosos podem encontrar nessa pequena cidade que fica a 31 km de Presidente Prudente e a 600 quilômetros da capital paulista.
Muito conhecida pelos fiéis da igreja católica, a cidade chega a receber no feriado religioso cerca de 200 mil turistas devotos do Santo das causas urgentes.
É por lá que está sendo construído com mínimos detalhes, desde a Igreja até a parte externa com jardins e flores o maior Santuário Diocesano do Oeste Paulista, outro motivo de peregrinação a Santo Expedito é a Igreja Matriz e a Gruta. E quem visita, tem a sensação de renovação da fé e da impressão de que somos pequenos perante a imensidão de Deus, como relatam os turistas.
A construção do Santuário iniciou-se em janeiro de 2010, com a colaboração dos fiéis e devotos do Santo Padroeiro Santo Expedito, hoje em fase de finalização. Serão 10 mil metros quadrados de área construída, sendo o maior Santuário Diocesano de Santo Expedito do Brasil. Um lugar perfeito
para encontrar a solitude e se reconectar consigo e com a sua religião.
A cidade conta também com o parque do povo “Ver. José Guedes de Oliveira”, considerado como ponto turístico e tem uma extensa área de lazer verde, construída pela Prefeitura, com o intuito de valorizar a qualidade de vida da população. Por todo o parque se observa diversas espécies de árvores, campo de futebol de areia, quadra de vôlei de areia, pista caminhada, calçadas acessíveis, banheiros acessíveis e um parquinho para as crianças.
A Praça Central “Cristiano Pereira Xavier” conta com uma área de alimentação, centro de informações e banheiros com acessibilidade para melhor atender os turistas. A praça é um local de beleza, memória, constituindo a alma da cidade. Nela se encontram marcos referenciais, projetos paisagísticos que estimulam o convívio entre as pessoas e seus visitantes.
A cidade se tornou famosa por sediar eventos como: Caminhadas Pegadas do Amor, Caminhada da Fé, Pedal da Fé, Romaria de Cavaleiros, Moto Romaria, Benção dos Carros Antigos, Rodas de Viola, Quermesse, Campeonatos Esportivos, Festa do Milho, Réveillon de Rua, Natal Iluminado e a Feira Livre que acontece todas as sextas-feiras, promovendo a conexão entre pessoas da região.
Santo Expedito é um passeio que merece o dia todo de visita!

Crédito das fotos: Danilo Lima